Fascite calcânea: como o pilates pode ajudar
O Pilates é um método que visa o equilíbrio muscular do corpo, por isso as aulas são preparadas com muitos exercícios de fortalecimento e flexibilidade. A fascite calcânea (ou plantar) é uma condição dolorosa que envolve a inflamação da fáscia plantar, uma faixa de tecido que liga o osso do calcanhar aos dedos. Essa condição pode ser comparada a uma corda sob tensão no arco do pé, como se fosse um arco de uma ponte. Quando essa corda está inflamada, como a fáscia plantar na condição, cada passo pode ser como caminhar sobre uma superfície irregular, causando desconforto e dor no calcanhar.

O trabalho de flexibilidade dos músculos da cadeia posterior é muito importante, pois descomprimem a região. Ao propor exercícios de alongamento dos gastrocnêmicos e sóleo geralmente já se tem bons resultados no alívio da dor. Também é importante regular o grau de fortalecimento desses músculos pois eles irão aumentar a tensão, podendo piorar a dor. Portanto, o fortalecimento deve ser feito com cargas leves ou peso do corpo apenas.
Para que a utilização do Método Pilates como forma de tratamento na seja realmente eficiente é necessário ensinar os alunos a fazer corretamente a descarga de peso nos pés, ou seja, o trabalho de distribuição do peso do corpo, de forma equilibrada nos pés.
Agende um horário experimental conosco para uma avaliação.